Confusão nas placas de trânsito confundem os cariocas em Flamengo
segunda-feira, 26 de março de 2012Instaladas para orientar pedestres e motoristas, há placas de trânsito no Rio que confundem mais do que indicam caminhos. Falta de manutenção e atos de vandalismo prejudicam a sinalização, tornando ainda mais caótico o trânsito em horário de pico.
Exemplo de ‘desorientação’, placa na Rua Dois de Dezembro, no Bairro Flamengo, que deveria apontar os bairros adjacentes, está torta: há quase dois anos, segundo moradores, orienta motoristas em direção a prédio residencial. “É vergonhoso”, lamenta a aposentada Maria Souza, 71.
Na Rua São Miguel, Tijuca, vandalismo marca a sinalização. “Como podem pichar placa que avisa a proximidade de escola? Tenho medo de atravessar a rua com meus filhos”, queixa-se Edilene Martins, 28. Em Jacarepaguá, placas deterioradas ilustram a rotina da região. “É uma mostra do abandono do bairro”, reclama a estudante Raquel Lima, 28.
Na Rua Benedito Hipólito, Centro, placa torta agrava engarrafamentos, pois faz com que motoristas trafeguem mais lentamente ou errem o caminho. “Sofremos com o trânsito caótico e corremos perigo”, critica o advogado Wilson Barbosa, 58. As condições de tráfego podem ser acompanhadas no Twitter do DIA 24 Horas, que noticia em tempo real o que altera a rotina dos cariocas.