Corrida no Aterro do Flamengo e Vidigal movimentam o feriado
quinta-feira, 30 de agosto de 2012Com largada prevista para às 8h, a segunda edição da Corrida & Caminhada da Estácio promete levar, no dia 7 de setembro, mais de três mil participantes ao Aterro do Flamengo. O evento, que faz parte do circuito Running Brasil, tem o objetivo de integrar alunos, colaboradores e comunidade.
Terceiro lugar na primeira edição da corrida, que tem oito quilômetros, na categoria Colaboradores, a publicitária Debora Carvas, de 28 anos, pretende diminuir o tempo do percurso. No ano passado, ela percorreu todo o trajeto em 39 minutos.
— Eu comecei a correr há quatro anos, querendo ganhar condicionamento físico para praticar surfe. Correr relaxa, melhora a minha rotina de trabalho. Virou hábito. Minha dica é ter força de vontade. Os dez primeiros minutos são os mais difíceis. Mas depois a sensação é de bem-estar geral. O clima é muito bom — diz a publicitária.
A largada será nas imediações da Rua Barão do Flamengo, com chegada no mesmo local. O início e o término da caminhada, que terá quatro quilômetros, serão no mesmo local da corrida. As inscrições podem ser feitas até amanhã pelo site <estacio.br/corrida>. Os kits, contendo camiseta com o número de inscrição, chip para tênis e um tíquete de viagem de metrô, deverão ser retirados de terça a quinta da semana que vem, das 8h às 22h, no campus Akxe da Estácio, na Bairro da Barra da Tijuca.
Com um quê de passeio turístico
De lá de cima tem-se uma das vistas mais bonitas da cidade. E é com um trajeto de tirar o fôlego que o Vidigal vai sediar outra corrida que promete movimentar o feriadão da Independência. No domingo, dia 9 de setembro, a comunidade espera receber cerca de dois mil competidores no percurso de seis quilômetros batizado de “Vidigal de braços abertos”, que inclui passagens por seus becos e vielas. O evento vai contar ainda com uma competição infantil para crianças de comunidades carentes que tenham até 12 anos.
Entre os atletas que marcarão presença, muitos são moradores da comunidade, como o porteiro Antônio Mesquita.
— Já corro há muito anos. Cheguei a correr cinco maratonas, mas, pela primeira vez, vou participar de uma prova aqui na minha comunidade. Apesar de não gostar muito de correr em ladeira, estou muito animado para esta corrida. Eu tenho que representar bem o Vidigal — conta Mesquita, cheio de expectativa.
Já para Luís Henrique da Silva, vendedor de cachorro-quente na comunidade, a prova é uma oportunidade de as pessoas conhecerem melhor o morro.
A largada será às 8h, na Praça Niemeyer, entrada principal para o Vidigal. Logo no início, o percurso passará pela Capela do Papa, que abriga uma réplica do anel doado por João Paulo II à comunidade. A prova segue por uma ladeira até uma escadaria que leva ao Largo do Santinho, onde ficam duas das sedes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Depois, os corredores terão que descer até o início da Avenida Niemeyer, onde começa uma outra subida até o pórtico de chegada, que será montado no mesmo ponto da largada.
Outras informações estão no site ativo.com.
Fonte: Jornal Extra